Marialva é a imagem que eu tinha na minha cabeça sempre que pensava nas aldeias históricas de Portugal. Trata-se de um povoado minúsculo que traduz o lado mais rural do país com uma dúzia de ruas de pedra, vinhedos, oliveiras e um antigo castelo do século 12. A minha ida para lá não estava relacionada às atrações do povoado, mas ao Casas do Côro – um hotel-butique que acabou se tornando o motivo para incluí-la. E bastou alguns longos e preguiçosos minutos no deque da piscina para eu ter a certeza de que estava no interior do interior de Portugal.
Aos pés do Castelo de Marialva, o hotel é formado por um conjunto de casas históricas que são como vilas independentes – as maiores têm até três quartos, cozinha, salas de jantar e estar, lareira e banheira de hidromassagem. Elas não são interligadas entre si e o hotel não é fechado, então para ir para as áreas comuns, como o spa, restaurante ou a piscina, por exemplo, o hóspede caminha pelas próprias ruazinhas do vilarejo.

Outras opções são os quartos standard ou as suítes, que também partilham desse clima de vila perdida no tempo, ou a Eco Suíte, com conceito sustentável, feita de madeira e painéis solares, mais afastada do povoado.
O clima recluso do lugar dá margem à imaginação de seus proprietários, o empresário Paulo Romão e sua esposa Cármen, que também é a chef de cozinha. Os jantares ali acontecem em um gostoso terraço aberto com mesas iluminadas por velas. O forte é a cozinha portuguesa com um toque bem contemporâneo.

Os dias passam tranquilos nas espreguiçadeiras que chamam para um cochilo ou para ler. Os hóspedes podem curtir também piquenique nos vinhedos, passeios com bikes elétricas ou em um jipe adaptado que consegue entrar pelos caminhos mais escondidos de Marialva. Os finais de tarde são marcados por um tour na boleia de uma caminhonete adaptada que leva para ver o pôr do sol.
No contrafluxo desse clima rústico-chique, o spa do hotel é uma surpresa pela estrutura luxuosa. Não é esperado encontrar em uma vila com menos de cem moradores um spa com Aqua Gym (com bicicleta e passadeiras aquáticas), banho turco panorâmico, piscina com quatro zonas de tratamento, pool bar, sauna e salas de relaxamento e massagem. Casas do Côro: Largo do Coro, Marialva casasdocoro.com.pt. Diárias a partir de € 145 com café da manhã.

Mais sobre Marialva:
Distância: a 81 km de Belmonte, a 219 km do Porto e a 368 km de Lisboa
Quanto tempo ficar: pelo menos duas noites para descansar e curtir os passeios pela região
Imperdível: caminhar pelas vielas da aldeia que parecem ter parado no tempo
Leia também:
8 dias de carro no centro de Portugal: o que fazer, onde comer e ficar
Guia completo sobre Porto e o Norte de Portugal
Algarve: roteiro praia a praia no sul de Portugal
Santa Cruz: uma caixinha de surpresas na costa portuguesa
Óbidos: a vila medieval cheia de história e livrarias
Fátima: o epicentro religioso de Portugal
Conheça a riqueza histórica e as festas de Tomar, em Portugal
Uma visita ao Castelo de Almourol, em Portugal
Serra da Estrela, o maior parque nacional de Portugal
Conheça Belmonte, a aldeia onde nasceu Pedro Álvares Cabral